CÚRCUMA
A Cúrcuma (Curcuma longa) é uma planta da mesma família do gengibre. Originária da Índia e do sudeste da Ásia, essa planta também é chamada de açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, açafrão e gengibre-dourado e muito confundida com a Crocus sativus, que é conhecida também como açafrão ou açafrão verdadeiro. Seu rizoma (tipo de caule) é rico em corante curcumina e em óleos essenciais e apresenta coloração amarelo avermelhada. Bastante conhecida em virtude de suas propriedades medicinais e de seu uso culinário.
A Cúrcuma Nutramed contém 720mg de Cúrcuma em pó na porção de 2 cápsulas.
A cúrcuma é uma planta medicinal utilizada tradicionalmente na medicina Ayurveda (indiana) há cerca de seis mil anos. É indicada para problemas como resfriados, sinusites, infecções bacterianas, alterações no fígado, diabetes, lesões, anorexia e reumatismo.
Atualmente, sabe-se que a cúrcuma apresenta uma série de propriedades farmacológicas importantes, destacam-se sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva e, por isso, esta planta tem vários benefícios para o corpo, como:
-
Melhorar a digestão;
-
Ajudar na perda de peso;
-
Combater resfriados e gripes;
-
Evitar crises de asma;
-
Desintoxicar e tratar problemas de fígado;
-
Regular a flora intestinal;
-
Regular colesterol;
-
Estimular o sistema imune;
-
Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase;
-
Melhorar a resposta anti-inflamatória natural.
Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada como tônico cerebral, ajuda a inibir a formação de coágulos no sangue e até contribui para aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual. Alguns trabalhos sugerem ainda que a cúrcuma apresente efeitos neuroprotetores no tratamento da doença de Parkinson e Alzheimer, além de ajudar no combate de alguns tipos de câncer.